Cravinhos realiza a 1ª etapa do Mutirão de Limpeza

As doenças que o mosquito aedes aegypti tem causado nos últimos anos tem ocasionado diversas mortes, e inclusive gerado uma preocupação de epidemia mundial. Por isso o município de Cravinhos tem realizado campanhas periódicas de combate a Dengue, Zika e Chikungunya.

E nesse ano de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Garagem Municipal e o Setor de Limpeza dividiu os bairros do município cravinhense para a realização do “Mutirão de Limpeza”, que acontecerá durante todo o mês de fevereiro.

“Sabemos que estamos próximos a cidades que já estão com diversos casos de Dengue, por isso sempre estamos realizando campanhas diárias, e outras que intensificamos e fazemos a retirada de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti”, explica a secretária da Saúde de Cravinhos, Roberta Ap. Meneghetti.

E a primeira etapa do “Mutirão de Limpeza” aconteceu nos dias 08 e 09 de fevereiro, e teve como público-alvo os bairros Jardim Aliança, Jardim Júlia, Trajano Stella, Jardim Santana, Jardim Santa Cruz e Jardim Bothânico. Mesmo com as fortes chuvas que caiu na cidade, o serviço foi realizado, e segundo o Setor de Limpeza da Prefeitura de Cravinhos, foi retirado em torno de 8 toneladas de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti.

“Divulgamos que era para a população um dia antes colocar os possíveis criadouros de aedes aegypti na rua, que os caminhões da Garagem Municipal e o Setor de Limpeza realizariam a limpeza, e foi o que aconteceu. Depois da pesagem foi praticamente 2 toneladas de lixo recolhidos nos bairros dessa primeira etapa do mutirão”, ressalta a secretária de Saúde.

E a segunda etapa do “Mutirão de Limpeza” acontece nesse sábado (15/02), das 8h às 17h, e atingirá os bairros Jardim Francisco Castilho, Nova Cravinhos, João Berbel II e III. Já no domingo (16/02) ocorrerá a terceira etapa abrangendo os bairros João Berbel I, Vila Cláudia, Jardim Itamarati, Osvaldo Neto (Leco), Jardim Itapuã e Vila Viegas. Os moradores desses bairros podem colocar na calçada possíveis criadouros de Dengue para que o Setor de Limpeza faça o recolhimento.

Vale salientar que cada pessoa precisa dedicar, ao menos 10 minutos do dia, para fazer a limpeza e fiscalização de sua própria residência ou estabelecimento comercial.