Campanha de vacinação contra a gripe é aberta a todas as pessoas

O Ministério da Saúde prorrogou por mais uma vez a campanha de vacinação de combate à gripe influenza. E o Governo do Estado de São Paulo, além de prorrogar determinou com que desde 1º de julho todas as pessoas que desejarem tomar a vacina possam fazer nas Unidades de Saúde dos municípios.

“O objetivo de liberarmos a vacinação para todas as faixas etárias é que queremos proteger a população contra o vírus influenza, reduzindo o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde”, explica o Governador João Dória.

A campanha oficialmente agora se estende até o dia 24 de julho, e a população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis nos postos. A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias.

“Mesmo a vacina não prevenindo contra o COVID-19, a procura pelos Postos de Saúde foi bem grande, em especial pelos idosos (60 anos ou mais) e profissionais da Saúde”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.

Embora a imunização não esteja mais restrita aos grupos prioritários, a Secretaria de Estado da Saúde faz um apelo especial para a importância de ampliar a cobertura vacinal entre crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, pois os índices nestes públicos ainda são inferiores a 60%.

“É muito importante que pessoas que se enquadram nestes grupos vulneráveis busquem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para se proteger contra as complicações da gripe”, aponta a diretora de Imunização da Secretaria estadual de Saúde, Nubia Araújo.

Em 2020, o Instituto Butantan entregou ao Brasil 75 milhões de doses da vacina, 10 milhões a mais em comparação a 2019. Neste ano, as doses são constituídas por três cepas de Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Em Cravinhos quem quiser tomar a vacina de combate ao influenza pode procurar uma das 4 Unidades de Saúde, de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 16h, para ser vacinado. Todos devem levar a carteirinha de vacinação ou documento com foto. As doses serão dadas até o término do estoque de vacinas.