Símbolos Cívicos
O brasão oficial de Cravinhos foi instituído pela lei nº 22/06, de 05 de setembro de 1966, pelo então prefeito municipal Sr. José Vessi, com a criação artística de Ede Verneck.
Cada parte do brasão expressa um significado:
Escudo
Como convenção da época, o estilo segue o ditame do português clássico, com a coroa que representa o município acima do escudo que é subdividido em quatro partes:
1) À direita, sobre o fundo azul há uma cruz latina na cor ouro que representa a fé cristã brasileira.
2) Ao centro, sobre o fundo vermelho há a figura de duas mãos no ato do cumprimento. Elas representam a união de todos os habitantes da cidade remetendo à miscigenação racial, formadora da população brasileira, exemplo da união dos povos sem distinção de raças.
3) À esquerda, sobre o fundo verde há uma tocha flamejante que representa a esperança no futuro, a crença no progresso de Cravinhos.
4) Abaixo das três sub-partições verticais descritas acima há sobre o fundo branco uma figura ondulada azul, na horizontal, que representa o Córrego Ribeirão. Ele nasce em Cravinhos, na rua Cesário Motta, e segue para Ribeirão Preto, onde recebe o nome.
Suporte
Do lado direito há um ramo de café, produto agrícola que originou a formação da cidade, cultivado por muito tempo e com grande sucesso em Cravinhos. Do lado esquerdo do brasão há as gêmulas de cana de açúcar, que seguiu o cultivo do café, tornando-se também produto agrícola de maior abrangência local. Os dois ramos cruzam-se sob o listel, que representa a junção dos dois produtos responsáveis pela expansão do município.
Listel
Confeccionado na cor azul com arremates em amarelo na frase que ostenta “Cravinhos Fiant Omnia” (Por Cravinhos Faça-se Tudo). Expressa o desejo de que os interesses da cidade pairem sempre acima de qualquer outro objetivo e de que as opiniões sempre devem convergir para a concretização de benefícios à terra e a seu povo.
Cores
- Vermelho (goles): paixão, intensidade, excitação, zelo e coragem.
- Verde (sinople): frescor, abundância, fertilidade.
- Amarelo (ouro): riqueza, luz, elegância.
- Azul (blau): honra, lealdade, paz e perseverança.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
0 Comentários Postados
- PÁGINA:
Notícias Relacionadas
- 27/09/2009 - Cresce o número de habitantes em Cravinhos
- 01/03/2011 - Prefeito municipal adquire mais dois micro-ônibus
- 01/03/2011 - Secretaria da Educação investe na capacitação de professores
- 01/03/2011 - Equipe de Cravinhos venceu o time de São Sebastião do Paraíso
- 01/03/2011 - Cravinhos realiza campeonato de futsal